Como começar o ano com um bom investimento?

O ano já começou e você ainda não decidiu sobre como investir o seu dinheiro. Isso é normal, já que é um assunto importante e é preciso ser criterioso para saber qual é o melhor investimento e qual será o seu lucro a curto, médio ou longo prazo.

Um bom investimento para 2020 é o consórcio de imóvel, carro ou até mesmo para compra de terreno. Essa alternativa é boa para quem quer aumentar os seus bens, mas não tem todo o dinheiro em mãos. A carta de crédito para casa, como também é conhecida, é vantajosa por vários motivos.

Entenda como funciona e descubra as vantagens em investir em consórcio:

 

Investimento em consórcio vale a pena?

Para quem quer um investimento a médio ou longo prazo, está é uma excelente opção. Quando você entra em um novo grupo de consórcio de carro, por exemplo, pagará as mensalidades e precisará esperar ser sorteado para ter acesso ao dinheiro e comprar o veículo.

A grande vantagem é que os custos são bem menores do que um financiamento. Vale a pena também, porque você terá que pagar mensalmente, ao invés de ficar guardando o dinheiro na poupança.

Existem vários tipos de consórcio, como:

 

  • Consórcio de veículo;
  • Consórcio de moto;
  • Consórcio de viagem;
  • Consórcio de cirurgia plástica;
  • Consórcio de imóvel.

 

Essa modalidade de investimento não tem juros, apenas a taxa administrativa. Por isso é muito mais barato que um financiamento.

 

Como funciona o consórcio?

Funciona em grupo, ou seja, cada pessoa paga mensalmente por um valor pré-estabelecido em contrato. A cada mês um membro é sorteado e é contemplado com uma carta de crédito para adquirir o bem.

Se o consórcio é de imóvel, você poderá usar a carta de crédito para comprar uma casa, seja ela residencial ou comercial. Como você terá o dinheiro em mãos, poderá fazer o pagamento à vista e conseguir um preço melhor ainda.

O valor total do crédito recebido após o sorteio, é dividido entre os meses de duração do consórcio. Logo, você poderá ser contemplado nos primeiros meses ou nos últimos.

Com o investimento, esse sistema é interessante, mesmo para quem é um dos últimos. O dinheiro estará lá e, ao final, você poderá investir esse dinheiro na aquisição de um bem que atende as suas necessidades.

 

Vantagens do consórcio

As parcelas são pequenas e, quando contemplado, você terá o valor em mãos para comprar um carro, terreno, casa ou outro bem à vista, o que garante muitas vantagens, como uma melhor negociação do preço final. Apesar da possibilidade de ter que esperar alguns meses para ser sorteado, é seguro para quem quer investir.

Outra vantagem é que esta modalidade é super adaptável, permitindo escolher o valor das parcelas e/ou a quantidade a serem pagas. Dá para partir também do valor do crédito desejado.

É possível aplicar esse dinheiro na poupança e deixar render juros. Porém, o percentual de rendimento é tão baixo que não vale a pena para quem quer algum retorno significativo. Outro ponto é que a poupança tem alta liquidez, ou seja, você pode sacar fácil e rapidamente.

Logo, apesar do rendimento da poupança, o dinheiro pode ser gasto mais fácil. Agora, um consórcio de terreno, por exemplo, é um compromisso mensal, já que é uma parcela a ser paga. Por isso tem mais segurança e o dinheiro ficará protegido de você mesmo.

Existe ainda outra possibilidade para ser contemplado rapidamente: dar um lance. E como funciona isso? Imagine que você está pagando as parcelas do seu consórcio e ganhe um dinheiro inesperado. Esse valor pode ser dado como lance naquele mês, possibilitando que, se este for o maior lance do grupo, você seja contemplado.

Outra vantagem do consórcio, é que se por algum motivo você quiser desistir, é mais fácil do que desistir de um financiamento, por exemplo. Você pode vender sua cota para outra pessoa ou entrar em acordo com a empresa organizadora.

 

Como investir em consórcio

Essa é a parte mais fácil. O investimento em consórcio deve ser feito através de uma empresa que trabalha com essa modalidade. O Grupo LuME é especialista neste segmento e possui diversas opções para seus clientes.

O processo todo tem 5 etapas:

  1. Adesão ao plano;
  2. Pagamento das parcelas;
  3. Contemplação por sorteio ou lance;
  4. Aquisição do bem;
  5. Encerramento do plano.

 

Na primeira etapa você irá analisar grupos disponíveis de acordo com o que você deseja. Pode ser para investir em imóveis ou veículo, bem como outras categorias de bens e serviços. O valor total do crédito será parcelado e, quanto mais parcelas, maior a duração do seu consórcio.

É preciso estar com as parcelas em dia. Afinal, é com esse pagamento que o contemplado do mês irá pegar o seu crédito. E, é importante frisar que o contemplado só pode usufruir do prêmio se estiver em dia.

Mensalmente é feita uma assembléia, onde é sorteado o contemplado do mês. Além do sorteio, é possível fazer uso do lance, cuja as regras podem variar de acordo com o contrato.

Após a contemplação, é hora de comprar seu imóvel ou o bem descrito no contrato. Lembre-se: o dinheiro do consórcio só pode ser utilizado para aquele determinado fim. E, por último, você passará para o encerramento: quitando todas as parcelas restantes conforme a programação.

Viu só como o consórcio é um bom investimento para fazer ainda esse ano? Confira as opções disponíveis no grupo LuMe ou fale com um dos corretores.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário