Como funciona consórcio para carros usados?

O consórcio de veículos pode ser utilizado tanto para a comprar um carro usado como também novos e semi novos. Essa modalidade apresenta inúmeras vantagens e é muito mais em conta para quem quer fugir dos altos juros de financiamento de veículos.

O funcionamento é semelhante aos outros tipos de consórcio. Mas para ficar mais claro, veja detalhadamente como funciona a carta de crédito para a compra de carro usado:

 

Como funciona o consórcio

O primeiro ponto é encontrar um grupo de consórcio, dentro do valor desejado e que esteja disponível. Isso pode ser feito entrando em contato com alguma administradora de consórcios.

Ao encontrar uma opção que se encaixe no que você precisa e com parcelas que pode arcar, é só fechar o contrato para entrar nesse grupo. O pagamento das parcelas deve ser feito sempre dentro do prazo para evitar problemas futuros.

Se ainda não entendeu o que é o consórcio, basicamente ele funciona como um autofinanciamento. Todos pagam um valor mensalmente e, a cada mês um membro do grupo é sorteado para ter acesso a essa carta de crédito. Após o sorteio, o dinheiro fica disponível para a compra do carro.

A compra do bem é feita da seguinte forma: o sorteado escolhe o seu carro usado na revendedora e a administradora do consórcio efetua o pagamento direto com o vendedor. O dinheiro não cai em sua conta.

Em poucas palavras, ao entrar em um grupo de consórcio de carro, você pagará as parcelas mensalmente, até finalizar. Quando for sorteado, terá acesso a carta de crédito, que deve ser utilizado para comprar o seu carro usado.

Lembre-se: você pode ser sorteado a qualquer momento durante o período do consórcio.

 

Como comprar o carro semi novo com consórcio

Ao ser sorteado, o membro terá direito a uma carta de crédito. Essa carta tem o valor total do seu consórcio, por exemplo, R$ 20 mil. Esse dinheiro deve ser usado para adquirir um bem, no caso do consórcio de carros usados, deve ser usado para comprar um veículo usado.

Existem algumas regras que devem ser respeitadas, como o ano do carro. É recomendado que tenha no máximo 5 anos de uso. Mas é importante confirmar essa informação no contrato, bem como outras exigências.

O contrato do consórcio também tem outras especificações, mas é variável de acordo com cada administradora, portanto é fundamental conferir.

Na hora da escolha do carro, leve em consideração alguns pontos. Como você pagará a vista, poderá negociar o valor. Pesquise bastante em vários lugares diferentes, dessa forma você tem várias opções de modelos de veículos.

Na hora de decidir, faça o teste drive e consulte um mecânico de sua confiança para ver se o carro está bom. Isso evitará que você compre algum carro com problema ou que seja tendencioso a dar problema.

 

Vantagens de comprar carro com consórcio

A primeira vantagem é sobre o valor que você pagará. Ao fazer um financiamento para adquirir carro, pagará uma alta taxas de juros. O consórcio não cobra juros. Somente a taxa administrativa.

No final das contas, o consórcio vale muito mais a pena financeiramente do que o financiamento.

Essa modalidade é bem mais segura em vários aspectos. Por exemplo, se você não conseguir pagar as parcelas do financiamento, corre o risco de perder o carro. Agora com o consórcio, se você não consegue pagar pode desistir. Desde que cumpra o que está no contrato.

Outro ponto importante é que você conseguirá negociar o valor do carro na hora de comprar. Afinal, com a carta de crédito o pagamento será à vista. Ou seja, poderá comprar seu carro com desconto.

Você pode ter a sorte grande e ser sorteado logo no início. Dessa forma, pode comprar um carro barato rapidamente. Outra forma de agilizar a contemplação, é na forma de lance. O lance funciona da seguinte forma: na assembléia do mês, momento em que é realizado o sorteio, você pode oferecer o pagamento de uma quantia maior que a parcela. Isso aumenta as chances de você ser contemplado e ter acesso a sua carta de crédito.

Entre em contato agora mesmo com um dos corretores do Grupo LuME e veja as opções de consórcio para carros usados disponíveis.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário