Qual a melhor opção para comprar o carro próprio?

Ter um carro próprio proporciona vários benefícios. É um bem adquirido com o seu esforço, que você poderá utilizar para ir trabalhar ou até mesmo usá-lo como ferramenta de trabalho através de aplicativos de mobilidade urbana. Mas a grande questão é: qual a melhor opção para comprar um veículo?

Ao ir nas revendedoras para comprar carro semi novo, logo de cara o vendedor falará do financiamento. Essa é a opção mais costumeira entre os brasileiros, contudo, há outras formas como o consórcio de veículos. Para saber qual é a melhor opção para você, continue lendo este artigo que lhe direi as vantagens e desvantagens de cada uma:

 

Financiamento para comprar carro usado

O financiamento, tanto para comprar carro usado ou novo, funciona da mesma forma. Você irá pegar o dinheiro com o banco e pagar o veículo. Em seguida, deverá pagar as parcelas para o banco.

É um jeito bem prático e rápido, pois assim que é aprovado o dinheiro já estará liberado para o pagamento. Por outro lado, tem outra questão a ser considerada que são os juros de financiamento. Digamos que o carro que você gostaria de comprar custe R$ 20 mil e você irá financiar o valor inteiro. No final, dependendo do banco, da quantidade de parcelas e outros fatores, você terá pago cerca de R$25 ou 26 mil.

O financiamento é um compromisso de longo prazo. E, se por algum motivo não conseguir pagar as parcelas, o banco poderá tomar o carro. Por isso, antes de optar por essa modalidade para comprar seu carro, analise muito bem suas finanças e se realmente conseguirá arcar com os custos.

 

Quando optar pelo financiamento?

Quando precisar do veículo urgentemente e não puder esperar. Esta modalidade pode ser usada para comprar carro novo ou usado, mas, além dos juros, existe a possibilidade de não conseguir parcelar 100% do valor do carro. Nesse caso será preciso pagar uma entrada para a revendedora ou concessionária e o banco pagará o resto.

Lembre-se: os juros de financiamento são altos e existe risco do banco tomar o carro caso as parcelas não sejam pagas.

 

Consórcio de veículos

Outra modalidade que vem ganhando o mercado por suas vantagens é o consórcio de veículos. É uma boa maneira para comprar um carro, já que não possui a alta taxa de juros como é o caso do financiamento.

Para quem ainda não sabe o que é consórcio, vou explicar. Basicamente, é um sistema de autofinanciamento. Existe um grupo de pessoas e, cada uma delas compra uma cota. Mensalmente, todos pagam uma parcela e todos os meses uma pessoa é sorteada para receber a carta de crédito no valor combinado em contrato.

Como funciona a carta de crédito: é o valor que a pessoa contemplada irá receber para adquirir o bem. No caso, para comprar um carro usado ou novo. A vantagem é que essa compra será à vista, o que significa que é possível comprar um carro barato, afinal, você terá o poder de negociação.

A grande vantagem dessa modalidade é que não é cobrado juros, como é o caso do financiamento. O valor do crédito desejado é dividido no total de parcelas que você deseja, acrescido apenas das taxas da administradora do consórcio de veículos. Ao colocar na ponta do lápis, verá que em termos financeiros, o investimento será menor.

Por outro lado, esse é um investimento a longo prazo, tanto para pagamento quanto para receber o dinheiro. Você pode ter a sorte grande de ser sorteado nos primeiros meses. Nesse caso você recebe o dinheiro da carta de crédito para comprar seu carro e continua pagando as parcelas já com o bem em mãos.

Caso contrário, terá que esperar sua vez de ser sorteado, o que pode demorar até o fim das parcelas. Ou, poder dar um lance a qualquer momento para ser contemplado antes.

Apesar da espera, tem outra vantagem sobre o financiamento. Se por algum motivo você não conseguir pagar as parcelas, poderá negociar com a administradora. Isso acontece porque esse tipo de negócio é mais flexível e permite algumas negociações em casos específicos.

 

Quando optar pelo consórcio?

Quando você não tem pressa para adquirir o seu bem e prefere um investimento mais seguro. Apesar de ser demorado, o consórcio de veículos, fica mais barato que o financiamento e se tiver problemas para pagar, tem mais probabilidade de negociação com a administradora.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário